sábado, 4 de junho de 2011

Pequenas mudanças

Bem, quando eu comecei a usar o colete percebi que deveriam ser feitas algumas mudanças para melhorar a minha adaptação. A primeira coisa a ser mudada foi o meu vestuário, tive que usar blusas mais folgadas para usar por cima do colete, e usar sempre uma blusa por baixo para evitar o contato direto com a pele (Na verdade, o correto seria utilizar tubinhos de malha por baixo, que seriam mais frescos). Também tive que usar calças e bermudas maiores para que  pudessem ficar por cima do colete.
Na hora de estudar era mais complicado. Eu não conseguia olhar para baixo, então foi feito um pequeno "púlpito" com 20 centímetros, alto o bastante para eu conseguir escrever e estudar. As cadeiras da escola são muito baixas, e também tiveram que mudar, eu uso uma cadeira com o braço maior que o das demais.Na hora de dormir não é difícil, mas eu durmo com três travesseiros um entre as pernas, abraço o outro, e mais um na cabeça. São travesseiros ortopédicos, que se adequaram bem à minha situação. 
Todas essas mudanças foram muito importantes para melhorar o meu processos de adaptação, e outra coisa que acho uma boa opção para acompanhar o progresso, é fazer uma tabela da 1ª semana com o colete até um mês ou mais, colocar ações como correr, andar, dançar, dormir, ver TV (...) e colocar uma nota de 0 a 10 a cada semana que se passar. Assim, com o passar do tempo vamos verificando como as dificuldades diminuíram, e ver o que pode ser feito para combater as que ainda restam. Acho isso interessante, porque depois que vemos o nosso progresso nos sentimos mais contentes e com vontade de melhorar mais!

4 comentários:

  1. Oi Kelly!! Td bem com vc?

    Achei mto legal vc fazer um post respondendo as perguntas q eu havia feito e incluindo ainda mtas outras informações úteis pra quem vai começar a usar o colete. Achei muito interessante a ideia de fazer uma tabela para acompanhar a adaptação ao colete para as diferentes atividades. Muito obrigado mesmo!

    Olhando suas fotos, fiquei com uma dúvida. Vc sempre usa roupa por cima do colete ou às vezes acaba usando o colete por cima da roupa mesmo? É que numa das fotos vc tá usando ele por cima da blusa.

    O seu médico passou alguma previsão por quanto tempo vc terá que usar o colete? Vc faz consultas para acompanhamento do tratamento? Houve alguma modificação no tratamento ou no colete?

    Mais uma vez obrigado pelas informações q vc compartilha conosco.

    Beijos,
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Maria,
    Eu sempre uso as roupas por cima do colete, mas por baixo uso sempre uma blusinha, na verdade, a fisioterapeuta indicou que mandasse a costureira fazer tubinhos de malha, que seriam mais frescos e não marcam a pele,mas por enquanto, eu uso camisetas por baixo.
    O médico não deu previsão de quando eu iria parar de usar, ele disse que eu iria usar até que eu parasse de crescer. Sempre vou ao hospital pra fazer o acompanhamento.
    E sobre alterações, depois da primeira semana de uso, fui fazer o acompanhamento, e lá eu falei que o aparelho estava grande e estava incomodando muito pra sentar. Então cortaram um pouco e agora já está bem melhor.
    Bem, em breve eu vou postar mais fotos de visuais com o colete, continue visitando.
    Obrigada,
    e DEUS continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  3. Olá Kelly!

    Fico feliz em saber q seu colete foi ajustado pra ficar mais confortável. Parece q o local onde vc tá fazendo seu tratamento fornece um suporte mto bom, né?

    Quanto tempo faz q vc tá usando o colete? Vc consegue tirar e colocar ele sozinha ou precisa de ajuda de alguém? Como se faz pra colocar e tirar o colete? É difícil entender como se faz sem nunca ter visto alguém colocando ele. Será q minha filha sempre vai precisar de ajuda pra colocar e tirar?

    Ficarei na torcida pra sua coluna fique boa logo!! Deus abençoe vc.

    Bjos,
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Maria,
    Eu estou usando o colete há um mês e 16 dias. Como o colete fecha atrás, não dá para colocá-lo sozinha, é necessário ajuda para tirar e botar.
    É simples colocar e tirar o colete, e é importante que mais de uma pessoa saiba, mas é tão simples que sua filha pode ensinar a quem for colocar. Só que pra eu te ensinar como se coloca seria complicado, porque existem vários modelos de colete.
    Sua filha já iniciou o tratamento e começou a usar o colete?
    Obrigada pelos comentários,
    e que DEUS continue te abençoando!

    ResponderExcluir